Constelações Familiares e Sistêmicas







“Profundamente na alma, existe uma necessidade irresistível de que cada um seja respeitado no lugar que lhe corresponde. Essa é uma ordem que atua em profundidade. Quanto melhor a compreendemos, tanto mais fácil resulta também encontrarmos soluções.” Bert Hellinger




Criador das Constelações Familiares
As Constelações Familiares foram sistematizadas por Bert Hellinger, filósofo alemão nascido em 1925. Além da filosofía, estudou Teología e Pedagogia. Atualmente aos seus 92 anos de idade, continua trabalhando ao redor do mundo, dando formações, encontros e seminários terapêuticos.
Bert trabalhou durante 16 anos como missionário de uma ordem católica entre os Zulus na África do Sul. Se formou em muitas disciplinas como Psicanálise, Dinâmica de Grupo, Terapia Primal, Análise Transacional,  Programação Neurolinguistica, Hipnoterapia e Terapia Familiar que o ajudaram a desenvolver um método original de Terapia Sistêmica e Familiar nos anos 80, difundido no mundo todo.
Através deste método terapêutico,  Bert nos apresenta um caminho de reencontro e sanação dos  vínculos familiares, nos mostrando o aspecto multigeracional e sistêmico na abordagem das problemáticas.

O que são as Constelações Familiares?
São um método sistêmico fenomenológico de reconciliação com nossa origem e destino. Um procedimento terapéutico profundo e eficaz que nos permite ampliar o foco sobre nossas dificuldades, possibilitando uma nova imagem de solução frente a elas.

Nesta perspectiva, nossos problemas são abordados dentro do contexto de nosso sistema familiar.  

 “O sistema familiar é uma totalidade. Todos os membros são, tanto os que vivem, como os que faleceram, também aqueles que não conhecemos e os que não chegaram a nascer.” Tiiu Bolzmann

Com efeito, num sistema familiar, todos os membros estão unidos por profundos laços através de gerações e carregam consigo as informações e a memória familiar, mesmo que, não a conheçam de maneira consciente. Sendo assim, os acontecimentos marcantes das gerações anteriores afetam a todos os membros da família e estão presentes, inconscientemente em cada pessoa. Fatos significativos que foram esquecidos ou até mesmo desconsiderados se repetem em diferentes gerações, causando as “implicações inconscientes”.

Em que consiste um encontro terapêutico de Constelação Familiar?
Dinâmica do encontro
O Trabalho de Constelação Familiar pode ser realizado em um encontro grupal ou através de uma consulta individual.
 Em um encontro, todos os participantes são beneficiados com o trabalho de uma pessoa, mesmo não sendo atendidos diretamente. Isto se explica, porque o trabalho de constelações cria um campo de sintonía, onde muitos se identificam com alguma emoção ou questão trabalhada no sistema familiar do cliente. Algo é movido interiormente.
Em alguns casos, se pode trabalhar com exercícios guiados individualmente ou em pequenos grupos.
O facilitador (constelador) trabalha no grupo com um participante que queira abordar uma dificuldade. Depois de esclarecer a problemática e o pedido do consultante, este ou o próprio facilitador, em alguns casos, escolhe entre os demais participantes do grupo, representantes para os membros de sua familia, e logo os configura  no espaço de acordo como sente que estão  relacionados. Esta configuração permite ver a pessoa e seu sistema familiar como um conjunto, facilitando a compreensão das implicações inconscientes que a obstaculizam na autêntica realização de seu destino.
Não é necessário que os envolvidos na situação estejam presentes no encontro. Os representantes são orientados a simplesmente registrar o que sentem no corpo, e deixar-se mover a partir do lugar em que são colocados, ou seja, estarão dentro do campo familiar do cliente. A partir das informações que afloram do campo, o facilitador busca abrir caminhos que conduzam ao re ordenamento do sistema em questão.  

“A dinâmica fenomenológica que surge no  trabalho das C F se apresenta através dos representantes e da força do campo (da família) que os toma mostrando a dinâmica familiar do consultante.
A configuração coloca em evidência o estado físico e emocional do consultante e também , o lugar que ocupa no sistema familiar e as relações com os demais membros. Mostra as lealdades inconscientes que o desequilibram e o levam a ocupar-se de assuntos que não podem ser resolvidos por ele…” Tiiu Bolzmann

“Quando facilitador e representantes se deixam mover desde as profundidades da alma, surgem soluções novas que permitem restabelecer a harmonia de cada um com seu próprio destino.”

A singularidade das Constelações Familiares
O essencial do método das configurações

Segundo Bert Hellinger, as constelações familiares se desenvolvem fenomenologicamente. Muitas vezes aqueles que são escolhidos para representar o sistema familiar do cliente, uma vez, dentro do campo familiar, sentem-se inesperadamente como as pessoas a que estão representando. Sem conhecer-las e sem que se tenha mencionado algo sobre estas. Algumas vezes também, sentem seus síntomas físicos ou emocionais. Bert Hellinger coloca que este fenômeno é difícil de imaginar e não se pode explicar convencionalmente. Se tentamos, se pode dizer que  o representante entra em outro campo espiritual. O biólogo cientista Rupert Sheldrake o chama de campo morfogenético, onde estão armazenados em uma memória coletiva, os acontecimentos anteriores e os sentimentos relacionados de um grupo.
Tiiu Bolzmann comenta que esses Campos Mórficos de Sheldrake são campos de consciencia expandida, não físicos, que exercem influência sobre os sistemas que apresentam algum tipo de organização inerente.

O Trabalho de CF está Direcionado a todas as pessoas que queiram trabalhar de maneira breve, pronfunda e sistémica, dificuldades ou questões pontuais com o objetivo de ampliar seu olhar frente a elas.

Muitas vezes, temos uma compreensão superficial ou uma imagen parcial de nossos problemas.
Este método terapêutico possibilita ampliar o foco com o qual abordamos esta determinada situação,  ajudando-nos a encontrar uma nova e mais profunda imagen de solução.
Os motivos de consulta podem estar relacionados com situações tais como:

·        Manifestações de sintomas comportamentais, orgânicos e emocionais,
·      dificuldades familiares de relacionamento, 
   temas pontuais e recorrentes de saúde, econômicos, de trabalho ou vocacionais.
·     separações conflitivas, dificuldades para engravidar,
·      casos de adoção, perda, abuso ou aborto
·      ranstornos de dependência e transtornos de alimentação
·       vivências difíceis na familia como lutos, mortes trágicas, acidentes

Com efeito, podemos trabalhar qualquer dificuldade que esteja impedindo nosso bem estar e realização.

Também está orientado a todos os profissionais de saúde que
queiram ajudar seus clientes a ver questões pontuais através das constelações familiares, bem como, a educadores que desejam auxiliar a seus alunos com dificuldades de aprendizagem ou de relacionamento.

Consulta Individual
Facilitador e consultante trabalham com o tema em questão através de técnicas específicas como  os “Víncores” -  que são figuras ou bonecos de madera, e as“Plantas dos pés”.
Como mencionado anteriormente, as Constelações familiares são um método breve e eficaz que toma em conta o sistema familiar e seus fenômenos, contextualizando assim as dificuldades do cliente em relação ao todo ao qual ele pertence.  
O terapeuta trabalha com o que se apresenta e se priva de qualquer interpretação, abordando as problemáticas através das considerações sistêmicas desenvolvidas por Bert Hellinger, chamadas Ordens do Amor - leis que quando respeitadas, nutrem o fluir do amor dentro das famílias. As Principais Leis do Amor são: Direito a Pertencer, Equilibrio entre dar e receber; Hierarquía.
 A intuição e a percepção também são fundamentais para este trabalho por parte do constelador.

Segundo Bert, existem três planos de Consulta individual:

Plano biológico: tratamento do corpo físico através de um profissional de saúde ou um médico
Plano ou Campo Psíquico: processo de psicoterapia
Plano ou Campo da Alma: Constelações Familiares. Participamos de uma Consciencia Familiar. E ela se expressa através de leis conhecidas como “Ordens do Amor”.

Uma Constelação Familiar não substitui um processo psicoterapêutico, nem um atendimento médico. Atúa em um Campo que vai além da consciencia moral, essa que realmente sentimos e que nos identifica com nosso Ego. Trabalhamos com uma consciencia mais profunda, essa que une a todos os membros de nosso sistema familiar sem distinção, independentemente se estão vivos ou mortos, se conhecemos ou não.
Quando alguém nos procura, priorizamos a parte más adulta da pessoa. Fazemos uma aliança com a parte mais forte e saudável do cliente.
  
Encontros grupais

 Realizam-se nos dias sábados mensalmente das 14:30h às 18:30h. Cada encontro é único, independente por vez, formado pelas pessoas que participem neste dia.

Consultas Individuais 
Nina Schauffert Eberhardt (Itajaí - SC - Brasil)
Espaço Floresça Yoga e Bem Estar - Itajaí - SC
Whats App: 47 (9 9909 7827)
Face: Constelações Familiares Itajaí
seresencia.blogspot.com
marizeschauffert@gmail.com
En español: 

Su Creador:

Bert Hellinger, nació en Alemania en 1925, (tiene actualmente 90 años de edad) estuvo trabajando durante 16 años como misionero de una orden católica en Sudáfrica. Más tarde se hizo psicoanalista y, a través de la Dinámica de Grupo, la Terapia Primaria, el Análisis Transaccional y diversos métodos de Hipnoterapia, llegó a desarrollar su propia terapia sistémica y familiar. Durante los años 80, logró conocer las leyes según las cuales se desarrollan identificaciones e implicaciones trágicas entre los miembros de una familia. Partiendo de esta base, pudo crear procedimientos novedosos para la solución de tales dinámicas. Enfocado directamente en la solución, su trabajo constituye uno de los instrumentos terapéuticos más eficaces para reorientar y restablecer las relaciones en el seno de la familia.
Su enfoque se centra
en el sistema familiar en conjunto, que se denomina red familiar. 
El sistema familiar es una totalidad. Los elementos del sistema  son y están se influenciando todo el tiempo. “Si los negamos o les quitamos importancia, igual actúan y causan reacciones en nosotros y en los demás.”

Qué son las Constelaciones Familiares¿


Las C. F. son una herramienta de reconciliación con nuestro origen y con nuestro destino, un método eficaz para descubrir los enredos inconscientes y reunir el amor con el orden para que los vínculos puedan sanarse.
El concepto básico de este trabajo es sistémico y fenomenológico. El aspecto sistémico se refleja en el entendimiento fundamental de que todos los miembros de la familia están unidos por profundos lazos. Los acontecimientos de las generaciones anteriores afectan a todos los miembros de la familia y están presentes, inconscientemente en cada persona.

“ MI FELICIDAD ES PLENA CUANDO TODOS LOS QUE FORMAN PARTE DE MI FAMILIA TIENEN UN LUGAR EN MI CORAZON”. B.Hellinger

 

Consultas Individuales
Nina Schauffert


No hay comentarios.:

Publicar un comentario